top of page
  • Gatil Tomiferr Bengal
  • Gatil Tomiferr Bengal
  • Gatil Tomiferr Bengal

Qual é a melhor NUTRIÇÃO para gatos da raça Bengal?

  • 16 de fev. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 20 de ago. de 2024

Diferentemente dos cães, os gatos Bengal são carnívoros. Há nutrientes essenciais para a sua sobrevivência e desenvolvimento que só podem ser encontrados na carne. Os cães, como os seres humanos, são capazes de tirar proveito das proteínas vegetais, mas para o gato não é tão simples, pois seu corpo não está desenhado para isso. As proteínas são o material básico a partir do qual são formados e desenvolvidos os órgãos e tecidos, mas também podem funcionar como hormônios e anticorpos, por conseguinte, são essenciais para o crescimento e desenvolvimento saudável e para o funcionamento correto de muitos processos vitais de seu gato. 


Como felinos que são, os Bengal compartilham muitas características e necessidades nutricionais com os leões, tigres, panteras e outros membros de sua extensa família, assim como estes, os gatos da raça Bengal precisam de uma dose maior de proteínas do que outros animais, incluindo cães. Se os Bengal não comem bastante proteína, eles finalmente acabarão utilizando as que se encontram nos músculos. 


Em estado selvagem, os gatos alimentavam-se com os animais que caçavam, os quais contêm carne crua, ossos, órgãos, tecidos e matéria vegetal digerida. Sua principal fonte de alimento era carne, conseguindo assim as proteínas, embora ao longo de sua evolução e adaptação estavam consumindo pequenas quantidades de matéria vegetal presente nos estômagos de suas presas. 


A natureza fez dos gatos caçadores, carnívoros por excelência, e em sua adaptação através de seu desenvolvimento na natureza foram integrando pequenas quantidades de vegetais na sua alimentação. Hoje, gatos da raça Bengal adotados como animais de estimação têm poucas oportunidades de exercer o seu instinto de caça, por isso é importante que sua dieta inclua uma grande quantidade de proteína animal, mas sem descuidar os ingredientes de origem vegetal.


O Gatil TomiFerr Bengal utiliza e recomenta a linha de nutrição exclusiva da Royal Canin.




É necessário fornecer leite ao filhote de gato Bengal?

A maioria dos gatos digere mal à lactose (açúcar do leite) podendo ocasionar fezes amolecidas ou mesmo diarréia. O ideal é que não se ofereça leite ao gatos Bengal após o desmame. 

Quando inserir alimentação sólida ao gato Bengal?

O filhote da raça Bengal pode começar a receber a alimentação sólida a partir da terceira ou quarta semana de idade. Este alimento pode ser umedecido, inicialmente, com água morna. Em seguida, a quantidade de líquido será reduzida progressivamente, de modo a oferecer um alimento seco próximo a 8 semanas de idade.

Qual a quantidade correta de alimento ideal para um Bengal?

A quantidade de alimento fornecida ao Bengal varia em função do peso, idade, nível de atividade física e quantidade de energia disponível no alimento. No verso da embalagem, normalmente encontra-se a sugestão de consumo diário do alimento.

Qual a frequência de alimentação ideal para um gato Bengal?

A quantidade total diária de alimento a ser oferecida ao gato Bengal adulto deve ser fracionada no mínimo em 2 refeições. Já para o filhote é recomendável fracionar a alimentação em 3 ou 4 refeições. Tanto para o filhote quanto para o adulto, como outra opção, pode-se adotar a alimentação por livre escolha, ou seja, deixar a quantidade de alimento recomendada à vontade para que o Bengal coma quando sentir fome. 

Quando devo trocar o alimento para gatos Bengal adulto?

Os gatos da raça Bengal com menos de 12 meses devem receber alimentos que contenham maior controle de palatividade e valor calórico. A partir dos 12 meses, a alimentação deve ser trocada para específica para adultos.





 

 
 
bottom of page