top of page

Por que é importante a participação de gatos da raça Bengal em COMPETIÇÕES DE BELEZA FELINA?

Nem todo gato que possui pintas/rosetas é da raça Bengal, da mesma forma que nem todo gato Colorpoint não é Siames e os peludos não são Angorá ou Persa. 


A melhor forma de saber se um gato realmente é de raça, com real procedência, é a frequente participação dos criadores em competições de beleza felina. Para participar de competições de beleza felina, se manter em competições e obter resultados, o criador precisa de alto investimento em gatos com boa procedência, caso contrário não conseguirá continuar participando. 


A evolução no standard da raça é contínua, onde a atualização precisa ser realizada de forma a acompanhar essa tendência. Além das prioridades em saúde e temperamento, quais são fundamentais para que se possa obter resultados em competições de beleza felina. 


Em competições os gatos são avalizados por Juízes internacionais especializados nas características desejáveis para cada raça. Os gatos precisam estar com boas condições de saúde, possuir temperamento desejável (principal fator que poucos criadores de Bengal se mantém em competições), e estarem com características desejáveis para o standard da raça.  


Gatos com problemas de saúde, mal temperamento e com falhas no standard da raça, são impedidos de participar de competições, sendo aconselhados a realizar a castração e não dar continuidade na reprodução... porém muitos criadores não se importam com essas regras, cruzam e vendem filhotes simplesmente por achar bonitos e terem pintas e rosetas que chamem a atenção.  


Muitos que se denominam "criadores" acabam persuadido as pessoas com divulgações de seus filhotes como de linhagens de Campeões, dizendo ser especialistas na raça com anos de experiência. No fundo nunca participaram de uma competição de beleza felina (pois não possuem animais qualificados, principalmente em relação a temperamento e standard da raça), ou participam de pequenas competições próximas/regionais, demonstrando resultados de pouca relevância. 


Somente pode-se considerar um “criador sério”, quando participa frequentemente de competições de beleza felina e obtém bons resultados. Não financie vendedores e exploradores de animais, adquira filhotes de criadores sérios e éticos. 

 

Comments


bottom of page