top of page
  • Gatil Tomiferr Bengal
  • Gatil Tomiferr Bengal
  • Gatil Tomiferr Bengal

O que é preciso SABER ANTES DE ADQUIRIR um gato da raça Bengal?

  • Foto do escritor: Edevar Júnior
    Edevar Júnior
  • 16 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de ago. de 2024

Gatos da raça Bengal, quando de boa qualidade genética, são hiperativos e super companheiros, não gostam de ficar sozinhos, adoram receber carinho, porém raramente gostam de colo. Gostam de brincar com água e caçar.


Se adaptam facilmente com outros animais e adoram conviver com crianças.  


Gatos da raça Bengal de um bom criador, não se importará com o tamanho do ambiente que estará vivendo. Pois ambientes amplo, com jardim, arvores, lagos e tudo que possa imaginar não fará falta se ele tiver amor... Bengal gosta de movimento, de pessoas, receber amor e carinho. Pode ser em um apartamento de apenas 20m², desde que tenha atenção e amor, ele terá uma vida saudável e plena. 


Para adquirir um gato da raça Bengal, com maior garantia em saúde, temperamento e dentro do standard da raça, o interessado precisa analisar alguns requisitos importantes. Para facilitar, segue em tópicos os principais: 



Escolher bem o Criador de gatos da raça Bengal

O Criador de Bengal obrigatoriamente precisa participar de competições de beleza felina, obtendo bons resultados. Isso somente é possível se os gatos possuem boa saúde, temperamento e estão dentro do standard da raça desejável. 


A criação de gatos Bengal deve ser realizada de forma Indoor, com a família, pois criações em gaiolas e/ou em locais fora da casa "fundo de quintal", são características de criadores comerciais, os primeiros 4 meses de vida dos filhotes de Bengal são fundamentais para melhor adaptação em sua nova casa. O contato com o filhote nesse período deve ser diário e de forma natural, não somente em manejo de limpeza e oferta de água e comida. 

Exames

Todos os padreadores e matrizes da raça Bengal precisam de comprovação através de exames, para que não tenham filhotes com doenças genéticas como PKDef e PRA-b. 


Não só os padreadores e matrizes, mas os descendentes da linhagem genética precisam ter longo histórico de triagem através de Ecocardiodoppler para eliminação de doenças cardíacas, como o HCM. 

Pedigree

Os filhotes de Bengal precisam possuir pedigree de validade internacional, com no mínimo 4 gerações.


Porém é importante lembrar que Pedigree não é sinônimo de qualidade, pois qualquer gatil fundo de quintal, por pior que possa ser, pode oferecer animais com Pedigree.


As informações que estão nesse pedigree são as que importam, pois deve-se considerar de qual instituição é emitido e principalmente quem são os criadores que estão envolvidos nesta linhagem, além dos animais de fundação que nem aparecem nesse documento.


Esses fatores que determinam a procedência genética do Bengal, a qual exige muito conhecimento para diferenciar e eliminar linhagens indesejadas, com grandes riscos de problemas de saúde e temperamento. 

Nutrição

Os filhotes de gatos da raça Bengal devem ser nutridos e suplementados com alimentação super premium de alta qualidade. É fake que gatos da raça bengal precisam se alimentar de carne. Existem bons alimentos altamente selecionados com equilíbrio  nutricional adequado.  Utilizamos e recomendamos nutrição super premium Royal Canin.

Imunização

Os filhotes de Bengal precisam ser entregues somente após completarem 4 meses de idade, após desmame natural e seguro e com vacinas Feline e antirrábica aplicadas, desvermifugados e já castrados.


bottom of page