“Nas mãos de um leigo é apenas um pedaço de papel”
O prazer de criar animais, com objetivo de desenvolver e aprimorar a raça, levou o homem a se organizar e procurar formas de perpetuar essa atividade. Cadastrar em um único livro cada animal que nasce para manter um registro de sua linhagem, é uma das primeiras medidas que caracteriza esse desejo de organização em busca da qualidade.
O pedigree é o certificado de que o animal foi registrado, “teoricamente” possuindo uma herança genética mapeada e conhecida. Entretanto, as regras de concessão, variam conforme os objetivos das entidades, interesses e capacidade de alcançá-los, além da índole do criador que vai fornecer as informações para que sejam registradas.
Deveríamos esperar que apenas exemplares Puros de Origem (PO), ou seja, os que têm ancestrais com registro há muitas gerações, tivessem um pedigree.
Um bom pedigree vem de entidades internacionais, como FIFe, TICA e WCF, ao contrário de registros duvidosos, onde muitas vezes são apenas registros cartoriais.
Porém infelizmente, hoje em dia somente um pedigree não é garantia de boa procedência, pois qualquer criador fundo de quintal está ligado a uma associação e pode solicitar a emissão de pedigree, independente da entidade. As associações/clubes realizam o trabalho de emitir os pedigrees através das informações que são recebidas para análise, mas não é possível ter a certeza que as informações são verídicas. Pois caso o criador não seja sério e ético, pode omitir, falsificar e/ou alterar informações importantes para esses registros.
Portanto, o gatil TomiFerr Bengal somente possui padreadores e matrizes de gatos da raça bengal com referências genéticas (gatils), de alta confiabilidade e procedência, não compactuando com criadores aventureiros e antiéticos.
ATENÇÃO: Pedigree custa menos de R$50,00, "Criador Sério” não cobra por Pedigree, faz questão de entregar com o filhote, pois esse documento é o único que pode ser verificado (por pessoas que tenham conhecimento), a boa procedência do seu plantel. Portanto exija pedigrees internacionais com selo FIFe, TICA ou WCF.