Identificação implantada
O microchip é do tamanho de um grão de arroz e é feito com um vidro cirúrgico (biovidro), o mesmo que é usado em marca-passos. Tem um circuito eletrônico que possui um código exclusivo, o qual não pode ser alterado.
O microchip é aplicado no Bengal abaixo da pele, através de uma seringa própria, e o procedimento se assemelha a uma injeção normal, sem necessidade de sedação ou anestesia.
Quando um gato da raça Bengal se perde ou até mesmo é roubado, pode ser identificado facilmente por meio de seu microchip. Para isso, usa-se um scanner portátil que rapidamente identifica o número de identificação do Bengal.
Alguns acreditam que uma simples identificação pode resolver o caso, mas há caso de pessoas desonestas que se apropriam de um Bengal e não querem devolvê-los.
Em países como Espanha, Inglaterra e Estados Unidos, ele é obrigatório, no Brasil somente a Federação Internacional de Felinos (FIFe) exige que todos os gatos registrados estejam com microchip implantado.
Importante salientar, que o Microchip não possibilita o rastreamento como GPS, não sendo possível identificar onde o Bengal encontra-se através de aplicativo ou rastreador, ele apenas possui uma identificação numérica exclusiva.
Comments